quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Passeio matinal: Azeitão-Palmela-Setúbal-Arrábida

Hoje foi dia de ficar em casa, e acordei com uma daquelas vontades de rolar pela estrada. Estava mesmo a apetecer-me voar baixinho!!!
Imaginei então um itinerário, dei uma vista de olhos ao mapa, e reuni o material que considerei necessário à voltinha que iria dar.

Na garagem, uma foto para marcar a hora e km no início do passeio.
Estava na hora de me fazer à estrada. O caminho até Azeitão seria pela EN10. Tendo em conta a hora, ainda acabei por apanhar mais trânsito do que previa, por isso fiz este troço sem nunca passar dos 70 km/h.
À chegada a Vila Nogueira de Azeitão, parei à porta da Quinta da Bacalhôa (produção de vinhos) e tirei uma foto a uns senhores que estavam todos perfilados a olhar para mim…
A Serra da Arrábida dominava já o meu horizonte.
Em V. N. Azeitão, parei ao pé de mais uma casa com nome famoso…
Depois fui esticar um pouco as pernas e dei com esta informação. Pensei: “Ora aí está uma boa alternativa ao meu itinerário!”
Mais ao pormenor…
Sendo assim, pontos 2 e 7: check!!!
Avancei agora em direcção a Palmela, pela EN379. Fica aqui uma amostra das belas paisagens que fui vendo nesta parte do caminho.
Cheguei entretanto ao centro de Palmela e lá fui seguindo as setas para o Castelo. Acabei por seguir um caminho tão mau, mas tão mau que não sei quem se iria desmontar primeiro, se eu, se a mota. De qualquer modo, a mota fazia mais barulho (plásticos), mas eu também me fartei de praguejar dentro do capacete. O caminho era sempre a subir, mas era um piso de paralelos tão irregular, tão mau que… @#$%/$”£§#$$%!!!!
Mas valeu a pena pela vista do miradouro perto do Castelo de Palmela e pelo silêncio que por lá reinava.

E mais uma…
Aproveitei a paragem para comer umas bolachas, para respirar um pouco de ar puro e estender o olhar!
Saí do Castelo de Palmela em direcção a Setúbal, apanhando a EN252. Em Setúbal, dirigi-me à Pousada de S. Filipe, um local que já visitei algumas vezes e que também permite apreciar a paisagem a perder de vista.
No estacionamento à entrada da pousada.
E as vistas.
Olhei para o relógio… a hora já ia adiantada e daqui a pouco teria de estar em casa para almoçar. Fiz-me então ao caminho, passando pelas praias de Albarquel e Figueirinha, e ainda por este verdadeiro… nem tenho palavras para descrever o que eu acho disto (cimenteira do Outão) no meio de um parque natural (assim como uma pedreira).
Pelo caminho completei 3000 km na minha S2. Curti à brava as curvas da serra, que têm de ser feitas com muito cuidadinho senão… E fui também apreciando as paisagens.
Chegando a Azeitão, voltei para casa novamente pela EN10. Fica registado o “estrago” deste passeio à chegada: 2h30 e 89 km depois.
Venha o próximo!!! Mas num próximo acho que vou levar o almoço na bagageira. Assim posso esticar-me e rolar um pouco mais. Fica sempre a vontade de fazer mais e mais kms.
Até uma próxima!
(caramba!!! que post tão comprido… está alguém acordado por aí?)

3 comentários:

Guida* disse...

Grande passeata!!! Andas a tirar a barriga de miséria.

As fotos estão muito boas mano e deve ter sabido maravilhas essa passeata.... eu também ia....

Beijos

Filipe disse...

Se soube bem... só tive pena de ter passado tão depressa.

Tuga100Juízo disse...

Que "passeio" de fazer inveja!